Pirataria

O Smilingüido foi criado para comunicar o amor de Deus, por isso está sempre acompanhado de um versículo, mensagem bíblica ou princípio cristão. Para que isso aconteça sempre, seus criadores elaboraram padrões de proporção e qualidade que não podem ser mudados onde quer que ele esteja. Quando estiver fora desse padrão, caracteriza-se como pirataria, que
é o uso indevido de uma marca ao copiar ou reproduzir conteúdos sem a autorização de seus autores. Pirataria é um ato ilegal, que pode acontecer na reprodução de produtos ou de conteúdos - como na internet, por exemplo.

No caso do Smilingüido, os produtos originais da marca são encontrados na loja virtual do site, nas livrarias Luz e Vida de Porto Alegre, Curitiba e Recife, além de outras lojas e livrarias por todo Brasil. Os produtos Smilingüido e sua turma são distribuídos pela Editora Luz e Vida e por empresas que adquirem legalmente a licença (permissão) de uso da imagem e marca. Quando a imagem dos personagens estiver em produtos ou sites sem a autorização
da Editora Luz e Vida, isso constitui pirataria, está ilegal.

Os produtos piratas são ruins porque:

Enfraquecem a identidade do personagem;
Nem sempre veiculam mensagens cristãs;
São desonestos, uma vez que não dão crédito ao trabalho dos verdadeiros criadores;
Sujeitam as pessoas a um material de qualidade duvidosa e a Editora Luz e Vida;
Não pode garantir a segurança por desconhecer o fabricante;

As imagens do Smilingüido podem ser usadas em igrejas, escolas, Ongs e Instituições sem fins lucrativos desde que:

Não sejam alteradas as proporções e as cores dos desenhos originais;
Acompanhem uma mensagem de essência cristã;
Seja emitida uma autorização pela Editora Luz e Vida;


O personagem não pode ser usado para fins comerciais, em fachadas de lojas, em propagandas em mídia impressa ou eletrônica de terceiros. Todas as imagens e jogos do site do Smilingüido também têm direitos reservados. Os protetores de tela e papéis de parede são gratuitos e podem ser recomendados em outros sites, mas não podem ser modificados ou usados para outras finalidades. Deve haver clara indicação da origem do conteúdo (copyright Luz e Vida) com link para www.smilinguido.com.br, e no caso do Facebook mencionar a página oficial do personagem @SmilinguidoOficial, em todas as publicações que aparecer imagem e conteúdo(s) do personagem, conforme a lei de direitos autorais Lei nº. 9.610/98.

Cada pessoa pode nos ajudar a proteger a missão do Smilingüido e sua turma. Basta se tornar um agente legal aprendendo a identificar a pirataria com o personagem e zelando pelo uso original da nossa formiguinha.

Clique aqui responda ao quizz, e ao final, imprima sua carteirinha de AGENTE LEGAL.